Se está pensando em montar uma distribuidora de gás, mas não tem a menor ideia de por onde começar, com certeza, esse artigo é para você, com um passo a passo básico.
O MERCADO DO GÁS DE COZINHA
Então, para abrir qualquer empresa, é precisa conhecer um pouco, ou muito, o seu mercado e, no caso de uma distribuidora de gás de cozinha, claro, isso não é diferente.
Primeiramente, vale saber que o mercado de gás no mundo é de nada menos que 200 milhões de toneladas anuais, tendo nas economias emergentes o seu maior potencial de consumo.
O GLP, no Brasil, é uma das principais fontes de energia nacional, assim, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das camadas mais pobres da população e para o crescimento sustentável do país.
Quem entra no ramo, no entanto, precisa saber que estará disputando uma fatia bem saturada, já que, atualmente, o mercado de distribuição de botijão de gás de cozinha conta com uma ampla rede distribuidora.
Composta por nada menos que 21 distribuidoras e 48 mil revendedores, trocando 100 milhões de botijões, atendendo 42 milhões de lares e gerando 350 mil empregos diretos e indiretos.
Esta rede garante o abastecimento de 95% dos domicílios, abrangendo 100% do território nacional, o que significa um número bem acima de serviços como de energia elétrica e água encanada.
O QUE É PRECISO PARA ABRIR SUA DISTRIBUIDORA DE GÁS DE COZINHA
Certamente, quando se abre uma empresa, alguns passos devem ser seguidos, dentre eles os seguintes:
Plano de Negócios para Distribuidora de Gás
Essencial para o sucesso de qualquer negócio, o plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma ideia melhor sobre a empresa e o seu mercado de atuação.
Dentre os principais pontos a serem levantados, podemos destacar os seguintes:
- O negócio em si;
- Produtos e/ou serviços oferecidos;
- Clientes em potencial;
- Localização da empresa;
- Capital a ser investido;
- Faturamento mensal;
- Tempo espera para o retorno do capital investido.
Divulgação para Distribuidora de Gás
Propaganda é a alma do negócio. Quem nunca ouviu essa frase? E realmente é, a divulgação é um instrumento fundamental para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais.
Nessa hora vale apostar em estratégias de marketing de qualidade e abusar das redes sociais.
E usar o aplicativo do gás da Preço do Gás para aumentar as vendas. E o melhor é que tem risco ZERO para o distribuidor.
Documentação Necessária
Sem dúvida, o passo fundamental para viabilizar o negócio é ter toda a documentação básica para que ela possa funcionar, tais como:
- Documentação na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
DESCOMPLICANDO A ABERTURA DO SEU NEGÓCIO
Provavelmente, se você não tem muita intimidade com toda essa burocracia já deve estar até pensando em desistir do negócio, não é mesmo?
Pois bem, por isso, a dica, que vai facilitar tudo isso é, antes de mais nada, contratar um escritório de Contabilidade, ele vai saber lhe orientar sobre a documentação necessária.
E vai também correr atrás de legalização da empresa, enfim, realizar todo o processo para que o empreendedor possa montar uma distribuidora de gás de cozinha de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça.
Dentre as etapas podemos destacar as seguintes:
- Verificar se o local está legalizado na Prefeitura;
- Constituir a empresa, como firma individual ou sociedade;
- Registrar na Junta Comercial;
- Ter CNPJ;
- Inscrição Estadual;
- Licença de Funcionamento da ANP – Agencia Nacional do Petróleo, para comércio de gás de cozinha;
- Ter o laudo de Vistoria de Bombeiro;
E mais, caso abra como comércio atacadista, providenciar a NF-e, mediante aquisição de cartão E-CNPJ;
Ou seja, a melhor forma de não se complicar com toda essa burocracia é contratando os serviços de um escritório de Contabilidade experiente em distribuidoras de gás de cozinha.